Blog Post

Últimas do blog
13 Abril 2016

Sobre a Sétima Fronteira

A ideia dessa música veio de um riff quase hipnótico criado pelo Vitão há alguns anos. Estávamos na minha casa tocando e produzindo músicas novas, quando decidimos ficar em looping nesse riff. Quase toda a letra surgiu nesse momento, junto com o arranjo, num tiro só.

A “Sétima Fronteira” remonta o acontecimento do clipe “Diário da Morte“, quando um meteoro atinge o planeta, mas dessa vez da visão de outra personagem. Um “cidadão comum”, dentro de casa, que vive na internet e vidrado no computador e na televisão, de repente percebe uma luz muito forte entrando pela janela. Seria o hipotético cataclisma anunciado nas redes sociais e nos noticiários e desmentido pela NASA? Por algum motivo ele se sente atraído pela luz e decide sair de casa.

O número 7 pode simbolizar muitas cosias: as notas musicais e os pecados capitais, por exemplo. No caso da música, além de ter sido construída em compasso ímpar (em 7 tempos), a letra sugere que cada dia da semana é uma fronteira a ser vencida.

O meteoro que atinge a terra nesse primeiro capítulo, ilustrado pelo Tiago Palma em “Diário da Morte“, é uma metáfora para os sinais que insistimos em não escutar. O resultado dessa vida insana, em que continuamente destruímos o planeta, destruímos as nossas relações e deixamos passar os importantes momentos, enquanto entregamos nossas vidas ao Facebook, ao Google, à Globo e às novas “cárceres tecnológicas”, vai chegar de forma devastadora, em grande escala ou individualmente. É tudo uma questão de tempo.

Quando a luz dos olhos se apagar, mais uma fronteira sucumbir, ele vai entender que o tempo deixou marcas mais fundas do que um dia ele pôde imaginar.

O que acontece com ele e com a personagem de “Diário da Morte” você vai descobrir nos próximos capítulos do nosso novo disco.

O clipe lançado ontem é resultado de uma ação que fizemos na internet com a participação dos fãs. Foram mais de 600 compartilhamentos. Das pessoas que compartilharam, Henrique Jannuzzi foi o ganhador da tatuagem com a ilustração de “Sétima Fronteira” feita também pelo baterista Tiago Palma.

É com grande alegria que trazemos a você o clipe oficial da música, gravado em 2015 no Brasília Tattoo Festival.

 

|

Deixe um Comentário

O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  1. O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  2. Diário da Morte // ETNO - As 7 Fronteiras
  3. Sétima Fronteira // ETNO - As 7 Fronteiras
  4. Sobre Viver // ETNO - As 7 Fronteiras