Blog Post

Últimas do blog
29 Novembro 2013

Ritual de Passagem do Beatle Místico

No dia 29 de Novembro de 2001 o Beatle mais místico faleceu. Foi uma grande perda para o Rock e para as artes em geral. George Harrison foi um artista múltiplo, envolvido com pessoas do cinema, artes plásticas e até mesmo dos esportes. Viveu de forma intensa, mas sem muito glamour como se espera de um ícone do Rock.

George era conhecido como o Beatle quieto, mas era ele que buscava a inovação a todo o momento e sempre de forma pouco óbvia. A fase psicodélica dos Beatles, por exemplo, tem muito a ver com o contato intimo de Harrison com a cultura indiana e o próprio misticismo do guitarrista. Ele nunca escondia seu lado religioso na vida artística.

A maioria das canções dos Beatles é assinada por Lennon e McCartney, mas ele compôs verdadeiras pérolas para a banda como: Here Comes The Sun, While My Guitar Gentle Weeps e Something. Esta última é a segunda canção dos Beatles que mais vezes foi regravada por outros artistas como Elvis Presley e Frank Sinatra. A canção fica atrás apenas de Yesterday nesse quesito. Além disso, Something ocupou um bom tempo no topo das paradas de sucesso no mundo inteiro.

Harrison podia até ser quieto, mas observava tudo que estava à sua volta e de alguma forma tentava se influenciar pelo que vivia. Era fã de automobilismo, participou de inúmeras “Jam Sessions” com Tom Petty, Bob Dylan e Roy Orbison. Ele ajudou como produtor e investidor os comediantes do Monty Python e deu conselhos valiosos para a diva do Pop, Madonna.

Harrison também teve uma carreira solo bem sucedida. A música My Sweet Lord alcançou o status de hit mundial mesmo sendo uma canção meio Gospel e Hare Krishna. Ele passou os últimos anos de sua vida compondo e fazendo diversos trabalhos humanitários. Foi diagnosticado com câncer de pulmão, mas mesmo assim continuou produzindo e acabou morrendo afastado da mídia sensacionalista. Preferiu ser discreto e aproveitou seus momentos finais ao lado de familiares e amigos.

Eu me identifico com a personalidade de Harrison pelo que vi em documentários e nas canções que ele criou. O engraçado é que essa identificação aumentou quando descobri que 25 de Fevereiro é também sua data de nascimento, mas por enquanto quero ficar longe desse 29 de Novembro.

Boa semana à todos
Iano Fazio

Imagens dos sites:

http://virgula.uol.com.br/musica/templo-hare-krishna-inaugura-jardim-em-homenagem-george-harrison

http://www.thebeatles.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3752:george-harrison-e-sua-mistica-viagem-magica&catid=32:george-harrison&Itemid=139

Deixe um Comentário

O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  1. O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  2. Diário da Morte // ETNO - As 7 Fronteiras
  3. Sétima Fronteira // ETNO - As 7 Fronteiras
  4. Sobre Viver // ETNO - As 7 Fronteiras