Blog Post

Últimas do blog
27 Setembro 2013

O Anjo Baixista

Uma semana depois do show do Metallica no Rock in Rio 2013, fui sorteado pra escrever sobre um importante capitulo da história dessa lendária banda. É verdade que é um capitulo triste, mas eu sabia que em alguma sexta feira do mês de Setembro eu acabaria escrevendo sobre alguma morte e hoje, dia 27 de Setembro, é o dia em que morreu o baixista Cliff Burton.

É sem dúvida um dos maiores baixistas da história do Rock. É uma influencia direta pra mim, tanto na forma de tocar baixo quanto pela performance bem visceral. Cliff nasceu no dia 10 de fevereiro de 1962, em Castro Valley, uma pequena cidade dos EUA. Ele foi um músico vibrante, criativo e carismático que, sob o signo de aquário redefiniu muitos caminhos do Metal com belíssimas composições nos três primeiros álbuns do Metallica.

Cliff Burton morreu jovem, com apenas 24 anos no dia 27 de Setembro de 1986. Não teve tempo e nem a chance de evoluir ao máximo sua incrível genialidade. Morreu cedo, mas não foi igual a esses ídolos autodestrutivos que se drogam até perder a sanidade. Cliff perdeu a vida em um acidente de ônibus durante uma turnê do Metallica pela Europa.

A banda tinha acabado de lançar o disco “Master of Puppets”, uma obra prima do rock incontestável. O trabalho do grupo começava a ganhar proporções mundiais e numa noite que parecia rotineira, aconteceu a tal fatalidade. James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett tiveram muita força de vontade e união pra superar o trauma.

Segundo o folclore rockeiro, foi um jogo de cartas que sorteou o lugar do último descanso de Cliff Burton. Poderia ter sido diferente. O jogo poderia ter tido outro resultado ou o motorista poderia ter dirigido com mais cautela, sei lá. O fato é que desde a morte de Cliff os baixistas ficaram órfãos.

Imaginem o contexto: Uma banda formada por jovens amigos que lança um disco épico e sai em turnê internacional. É um sonho se realizando… Tenho certeza que os cinquentões do Metallica guardam com muito carinho essa fase. A vida e a morte de Cliff com certeza moldaram muito do que o Metallica é hoje para o mundo. Descanse em paz!

Boa semana à todos!!!

Imagens dos sites:

http://wildchild-motherfucker.blogspot.com.br/2012/02/cliff-burton-ha-50-anos-nascia-uma.html

Deixe um Comentário

O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  1. O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  2. Diário da Morte // ETNO - As 7 Fronteiras
  3. Sétima Fronteira // ETNO - As 7 Fronteiras
  4. Sobre Viver // ETNO - As 7 Fronteiras