Blog Post

Últimas do blog
17 Maio 2013

Gênios Celebrando Juntos

Dia 17 de maio é um dia muito especial para o rock no mundo. Eu fiquei pasmo quando descobri que duas grandes mentes criativas celebrem seu aniversário hoje. Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails, e Josh Homme, vocalista do Queens of the Stone Age, estão comendo bolo e soprando velinhas hoje. Queria muito estar presente nessas festas para parabenizar pessoalmente essas duas figuras inspiradoras.

Esses dois artistas são responsáveis por trabalhos muito característicos e cheios de personalidade. Algo raro na indústria da música, que apresenta cada vez mais fórmulas e métodos para uma suposta arte vendável. Tanto Homme quanto Reznor têm uma inclinação, que eu adoro, para temas soturnos e misteriosos. Entretanto eles escolheram estéticas diferentes para expressar sentimentos parecidos.

Trent Reznor é praticamente o inventor do Rock Industrial e Eletrônico. Ele faz um trabalho muito refinado na pesquisa de timbres de instrumentos e a sonoridade que ele alcança nos discos que grava é algo absurdo de bom. Parece que as caixas de som vão explodir a qualquer momento. É impressionante. Além disso, ele é um vocalista muito talentoso e um verdadeiro intérprete da palavra. Reznor é capaz de colocar nuances na voz como se ele tivesse o dom de alterar digitalmente suas cordas vocais. Ouçam e tirem suas próprias conclusões.

O vocalista do Nine Inch Nails também possui muitos trabalhos fora da sua banda. Em 2011 a parceria com seu amigo Atticus Ross ganhou o prêmio de Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2011 pelo filme “A Rede Social”. Reznor também foi o responsável por lançar Marilyn Manson para o mundo. Ele produziu o primeiro disco do polêmico cantor e comprou uma briga com a sua gravadora para assinassem um contrato com Manson. Os proprietários da gravadora devem ter agradecido bastante, pois Marilyn Manson foi um sucesso de vendas, assim como foi antes o Nine Inch Nails.

Josh Homme, por sua vez, é um dos principais compositores do gênero Stoner Rock. Um gênero que se caracteriza por uma sonoridade crua nos arranjos, com poucos efeitos eletrônicos e muita guitarra. Eu definiria como uma mistura de Metal com Rock Clássico dos anos 60 e 70, mas é claro que não é um conceito absoluto sobre o Stoner Rock. O Queens of The Stone Age é bem imprevisível nos seus discos e os trabalhos paralelos de Josh Homme sempre carregam um tom experimentalista.

O lado soturno de Homme aparece principalmente nas letras e nas harmonias inusitadas que ele utiliza para compor. Nunca é algo clichê ou obvio, mesmo quando é algo simples. O trabalho de timbres acaba sendo uma consequência lógica do que as harmonias e as letras passam sensitivamente ao ouvinte. Josh Homme participa e produz diversas bandas e sempre tem uma assinatura estética. Ele produziu em 2009 um disco do Artic Monkeys e injetou na banda uma sonoridade diferente do estilo “indie”. É um trabalho muito apurado e eu sou fã incondicional tanto que no Lollapalooza deste ano eu tive meu momento de catarse no show do Queens of The Stone Age.

Os dois gênios da música trabalharam juntos recentemente no novo disco do Queens of The Stone Age. Eles também já gravaram músicas e improvisos num “Super Power Trio” formado por Josh Homme, Trent Reznor e o ícone Dave Grohl. O vocal do Foo Fighters inclusive gravou a bateria do disco Songs For The Deaf , disco que projetou a banda de Josh Homme para o mundo.

Além desses trabalhos e jam sessions, os dois aniversariantes de hoje tiveram uma infância parecida. Ambos nasceram em cidades pacatas dos EUA e ambos se sentiam deslocados no ambiente em que viviam. Na época da escola eles eram os tipos esquisitos da turma. Imaginem um ambiente provinciano cheio de preconceitos religiosos e comportamentais. Graças a Deus existe a música para ser uma válvula de escape e um meio para evoluir as habilidades de pessoas transgressoras e criativas, como os dois aniversariantes de hoje.

Boa semana à todos.
Iano Fázio

 

Imagens dos Sites

http://loudwire.com/nine-inch-nails-queens-of-the-stone-age-2013-made-in-america-festival/

http://www.rocknbeats.com.br/2012/12/20/novo-album-do-queens-of-the-stone-age-sera-lancado-em-marco-de-2013/

http://langologitarok.blog.hu/2012/11/14/a_queens_of_the_stone_age-dzsel_dolgozik_trent_reznor

Deixe um Comentário

O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  1. O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  2. Diário da Morte // ETNO - As 7 Fronteiras
  3. Sétima Fronteira // ETNO - As 7 Fronteiras
  4. SobreViver // ETNO - As 7 Fronteiras