Blog Post

Últimas do blog
11 Outubro 2013

A Morte do Poeta

Spread the love

Enquanto a maioria das pessoas se ocupa de homenagear o Dia das Crianças, eu tenho a honra de lembrar um importante acontecimento na História da Música Brasileira. Dia 11 de Outubro é a data em que morreu Renato Russo, o líder da Legião Urbana e, do Rock Nacional também por assim dizer. E pra não deixar passar em branco, o dia 11 de Outubro é também o aniversário de dois outros grandes ícones brasileiros. O irreverente Tom Zé e o polêmico Lobão comemoram mais um ano de vida nesta data.

Renato Russo morreu em 1996 devido a complicações em sua saúde causadas pela AIDS. Os médicos relataram que o grande poeta de Brasília estava pesando apenas 45 quilos. Ele teve dias difíceis no fim de sua vida, mas não desistiu de tentar produzir ao máximo. Ele gravou bastante coisa já sabendo do diagnóstico da doença.

Em 2013 tivemos o evento “Renato Russo Sinfônico” e o que era pra ser épico virou apenas uma tentativa frustrada de homenagear o ídolo. O Brasil inteiro assistiu interpretes mal preparados e pouco envolvidos com a História da Legião Urbana e a História de Brasília, algumas exceções não tiraram o caráter trágico que o evento acabou tendo. Em 2012 também houve uma tentativa mal sucedida de prestar tributo ao Renato Russo. Wagner Moura e ex-integrantes da Legião Urbana fizeram um show patético transmitido nacionalmente.

No cinema brasileiro também houve reverências para Renato Russo, mas os filmes “Somos Tão Jovens” e “Faroeste Caboclo” não tiveram o impacto esperado com o público e muita gente chegou a questionar a qualidade de ambos os filmes. A impressão que fica é que nessas tentativas de exaltar o líder da Legião Urbana pesa mais a questão financeira de projetos oportunistas que a História de vida desse nosso grande poeta.

Em 2016 vai completar 20 anos da morte de Renato Russo. Quem sabe não seja uma boa oportunidade pra fazer algo de verdade e reconhecer com o devido respeito o legado desse grande artista.

Boa semana à todos!!!
Iano Fázio

Deixe um Comentário

Escarlate // Escarlate
  1. Escarlate // Escarlate
  2. Delírio // Escarlate
  3. Existe Amanhã // Escarlate