Blog Post

Últimas do blog
01 Março 2013

40 anos de “Dark Side of The Moon”

O Blog do ETNO, meus caros leitores, está de volta após algumas semanas sem nenhuma publicação. Confesso que senti um vazio existencial ao não escrever e nem fazer pesquisas sobre temas e pessoas que talvez eu nunca escolhesse de forma espontânea. Sobre esta sexta feira, que inicia o mês de março, eu achei algumas informações interessantes, mas decidi ser clássico. Nada contra o aniversário de Justin Bieber ou o aniversário da Kesha, mas prefiro causar boas reflexões.

A notícia mais relevante sobre o dia 1 de Março, em minha opinião, é o aniversário de 40 anos do disco “Dark Side of The Moon” do Pink Floyd. É uma obra prima!!! E quem nunca ouviu pode ter certeza que alimenta uma suave ignorância musical. O clássico álbum foi gravado no renomado estúdio Abbey Road, em Londres. Uma curiosidade é que o Pink Floyd fez uma turnê mundial apresentando as músicas do “Dark Side of The Moon” antes das canções serem gravadas.

O título do disco é um plágio de certa forma, pois uma banda chamada “Medicine Head” já possuía um disco lançado com o mesmo nome. Entretanto como não houve uma projeção mundial do disco do “Medicine Head”, os integrantes do Pink Floyd decidiram fazer uma bela “vista grossa”. Ainda bem rsrsrs. O nome “Dark Side of The Moon” se tornou celebre após o 1º de Março de 1973.

O disco aborda temas profundos como a loucura, o envelhecimento e faz criticas existencialistas de forma direta e poética. Além do conteúdo nas letras a banda inovou muito na sonoridade e nos timbres escolhidos. É, sem dúvida, uma referência para a experimentação musical e também no aprimoramento de técnicas de gravação.

O álbum também esconde um mistério. Existe uma inusitada relação do “Dark Side of The Moon” com o filme “O Mágico de Oz”. Não sei quem descobriu, mas é impressionante! Procurem na internet e vocês vão ver que parece que as duas obras foram feitas juntas. Os integrantes do Pink Floyd sempre desconversam quando fazem perguntas sobre esse enigmático envolvimento com o filme.

Nos tempos modernos e tecnológicos em que estamos vivendo hoje, me sinto obrigado a resgatar exemplos artísticos de real importância para a humanidade. Justin Bieber e Kesha são relativamente talentosos, mas no mercado da música atual o talento deles é pasteurizado e plastificado pra atender um sistema comercial. Uma profunda experimentação artística como foi o “Dark Side of The Moon” é praticamente uma piada nos dias de hoje. Mesmo assim, podem ter certeza que dentro de alguns anos, quando Justin Bieber estiver barbudo e a Kesha já mostre sinais claros da ação gravitacional, as músicas do “Dark Side of The Moon” ainda serão sublimes.

Boa semana a todos!!!
Iano Fázio

Imagens dos sites:

http://loadpaper.com/id78199/dark-side-of-the-moon-1024×768-wallpaper-hd-for-free-backgrounds-655-1024×768-pixel.html

http://hqrock.wordpress.com/category/pink-floyd/

http://vejario.abril.com.br/especial/magico-de-oz-curiosidades-687922.shtml

Deixe um Comentário

O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  1. O Último Anjo // ETNO - As 7 Fronteiras
  2. Diário da Morte // ETNO - As 7 Fronteiras
  3. Sétima Fronteira // ETNO - As 7 Fronteiras
  4. Sobre Viver // ETNO - As 7 Fronteiras